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Consultor de carreiras e alta perfomance. Especialista em Comunicação, Gestão e Comportamentos.

ARTIGO

Gestão de processos


Por acaso você realmente entende como seu negócio funciona?

Toda empresa, por menor que seja, e por mais que o dono/gestor não tenha um time específico para cada setor, possui setores dentro da mesma. As de médio e grande porte, por serem maiores, para funcionar sem virar bagunça precisa então dividir por setores para melhor andamento e controle dos liderados, uma forma mais clara, e mais eficiente para melhor funcionamento.

E é exatamente nesse ponto que grande parte das empresas se perdem!

Quem vou colocar para liderar em cada setor? Minha empresa é familiar (como a realidade na nossa região), e agora como divido de forma eficiente sem ser pelo aspecto de afinidade emocional?

Como devo proceder para conquistar um bom gerenciamento na gestão de processos da minha empresa?

Parece complicado, mas não é se você tiver a mente aberta e disposta a evoluir empresarialmente falando.

1- Reúna sua equipe de gestão e levante a forma como cada departamento/setor funciona em sua empresa.

2- Defina ou redefina líderes para cada setor com base na sua experiência e expertise (pare imediatamente de colocar parente ou amigo só porque acha que deve favores para ocupar cargos de liderança, já disse outras vezes, em negócios seja razão e não emoção). Ser racional é uma das chaves para seu negócio parar de ficar estagnado e começar a decolar.

3- Discuta dentro do planejamento estratégico para o ano, que tipo de autonomia e cobranças o setor passará a ter. Estipule prazos para tudo, deixe tudo isso como padrão operacional da empresa.

4- Reúna-se semanalmente com sua equipe de gestão e cobre resultados, discuta novas estratégias e não se esqueça de documentar toda ação dentro da empresa e setores em suas reuniões.

5- Saiba motivar a sua equipe sem ser ou parecer uma megera ou tirano.

6- Estipule metas e crie engajamento na equipe para cumpri-las semanalmente.

7- Deixa de ser pão duro e invista no seu colaborador, no mínimo dê boas condições de trabalhos a eles (nem estou falando de salário).

Entre 1997 e 1999, a Fiat investiu 11 mil dólares em treinamentos com cada colaborador, sabe o resultado? A única a fechar os anos seguintes em azul.

Quer uma empresa com processos eficientes, escute quem os executa, invista neles e cria um padrão adequado para sua empresa! Para de se lamentar e achar que a culpa é da crise, é dos fornecedores ou dos colaboradores! Seja ousado e assuma a responsabilidade. Se posso lhe dar um conselho, é que sempre existe um jeito prático para dar um upgrade em seu negócio.

Boa semana para nós!


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