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DIA DOS NAMORADOS

Aposte no poder dos alimentos afrodisíacos

12 Junho 2017 09:08:00

Folha do Oeste

Os alimentos afrodisíacos conquistam pelo cheiro, cor, sabor, sensação e efeitos no organismo: alguns aumentam o desejo sexual, outros estimulam a produção de hormônios ligados à libido, estimulam a sensação de prazer, aumentam a lubrificação e outros ainda aumentam a vasodilatação, o que favorece a irrigação de várias partes do corpo, entre elas as genitais, prolongando a ereção. De fato, esses alimentos são considerados incentivadores do bom desempenho sexual, podendo aumentar a produção de hormônios sexuais e atuando no sistema nervoso. A informação é da nutricionista Liziane Frantz (CRN 10 - 1861).

Segundo a profissional, existem os alimentos que favorecem a circulação sanguínea e possibilitam o aumento da lubrificação da mulher e prolongamento da ereção do homem, como por exemplo, castanhas, nozes, alho e amêndoas, que são ricos em ômega 3, assim como peixes, em especial salmão, sardinha, atum e anchova. Já a carne vermelha pode ajudar no desempenho sexual por ser rica em zinco, mas quando gordurosa exige grande esforço para ser digerida e produz a sensação de cansaço.

A nutricionista destaca que a pimenta está na lista dos alimentos mais poderosos para a libido, pois pode aumentar a frequência cardíaca, a circulação do sangue e provocar reações no corpo como a transpiração. Enquanto, o alho propicia uma boa ereção e fluidifica o sangue. O cravo da índia aumenta a libido e dá energia, já a canela estimula a ação dos estrógenos sobre os órgãos sexuais. A noz-moscada favorece a ereção e a hortelã pode aumentar a potência sexual, já o gengibre possui ação estimulante que ajuda a prolongação da função erétil e pode ser usado em forma de chá ou como tempero. O manjericão é considerado responsável por melhorar a circulação sanguínea e seu aroma pode aguçar os sentidos e estimular os instintos, principalmente masculinos, ele influencia a circulação sanguínea nas áreas erógenas, sendo excelente em um prato afrodisíaco. O alecrim é outro estimulante e atua sobre a impotência, seu aroma também é considerado estimulador do apetite sexual.

Liziane acrescenta que as frutas indicadas como alimentos afrodisíacos são a banana, abacate e o morango. A banana é rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio e bromeliade, o que pode ajudar a aumentar a libido masculina. O abacate é rico em potássio, vitamina B6 e gorduras boas, que melhoram a vida sexual. Já o morango é considerado estimulante por ser associado a uma tradição sexual, onde aparece quase sempre junto com chantilly. O morango possui flavonóides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina A e tem fácil digestão.

A profissional reforça que os alimentos afrodisíacos são apenas um complemento para uma vida sexual saudável. Apesar de contribuírem com reações do corpo que favorecem a libido, os alimentos não são milagrosos. "Devemos consumi-los ao longo da vida para obter efeitos. Não existindo, dessa forma, uma quantidade ideal recomendada. Uma alimentação regrada favorece a ingestão de todos os nutrientes importantes para a saúde como um todo, inclusive para a vida sexual. É importante a ajuda de uma nutricionista para manter a alimentação balanceada durante a vida", ressalta.

Sobre o chocolate, a nutricionista revela que este é considerado o maior estimulante, já que contém um alcaloide similar à cafeína, ele dá mais pique e libido e ainda ajuda na produção de serotonina, que melhora o humor e o bem-estar. O cacau é uma fonte de feniletilamina, que fornece a sensação de prazer, libera a serotonina no cérebro da pessoa, deixando-a mais relaxada. Quanto mais amargo for, melhor. Assim como a cafeína, que ajuda a dar pique e melhora o desempenho sexual. "A liberação de serotonina ocorre naturalmente no corpo e é liberada pelo cérebro quando estamos felizes ou apaixonados, ou seja, o chocolate causa a mesma euforia que sentimos quando estamos amando", garante.


RECEITAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO SEXUAL


Ingredientes: 300 g de linhaça moída; 500 g de leite de soja em pó; 100g de farinha de aveia. Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde em um recipiente com tampa. Misture uma colher de sopa a iogurtes ou sucos naturais todos os dias.

Molho de mel com gengibre

Ingredientes: 1/2 gengibre ralado; 4 laranjas; 2 colheres (sopa) de mel; 1/2 colher de chá de manteiga; Sal; Pimenta do reino; 1 pitada de canela. Modo de fazer: Em uma panela coloque o suco das laranjas coado, o suco do meio gengibre ralado (rale e esprema com a mão), o mel, meia colher (chá) de manteiga, uma pitada de sal e outra de pimenta e uma pitada de canela. Deixe ferver em fogo baixo e mexa de vez em quando. Quando começar a engrossar está pronto. Prove e se necessário acrescente mais mel e suco de gengibre se você gostar bem picante.

Peras assadas com cobertura de chocolate

Ingredientes: 2 peras; 1/2 xícara (chá) de suco de laranja; 2 colheres (sopa) de raspas de laranja; 1 colher (chá) de maisena; 1/4 xícara (chá) de água; 1 pitada de canela, em pó; 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado; 4 colheres (sopa) de creme de leite; Nozes picadas. Modo de fazer: Corte as peras ao meio, e retire as sementes. Arrume as metades em um refratário. Coloque os ingredientes restantes em um outro refratário e cozinhe no micro-ondas por 2 minutos, em potência alta. Retire do micro-ondas e despeje a calda sobre as peras. Cubra o recipiente com filme plástico e faça um pequeno furo, com um palito, em cada extremidade do plástico. Leve novamente ao micro-ondas e deixe cozinhar por 5 minutos, em potência alta. Retire o recipiente do micro-ondas e deixe descansar enquanto faz a cobertura.Para a cobertura, coloque o chocolate picado e o creme de leite e leve ao micro-ondas por dois minutos, da seguinte maneira: 1 minuto de micro-ondas, misture e coloque mais 1 minuto no micro-ondas.

Tomates cereja ao molho de alcaparras

Ingredientes: 25 tomates cereja; 1/2 xícara de chá de azeite de oliva; 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico; 1 colher de café rasa de sal; 1 colher de sopa de creme de mostarda; 1 colher de sopa de alcaparras cortadas. Modo de fazer: Misture tudo e regue sobre os tomates.

Espaguete com camarão e rúcula

Ingredientes: 450g de espaguete; Óleo de oliva extravirgem; 2 dentes de alho descascados e finamente picado; 1 pimentão vermelho; 400g de camarões descascados crus; 1 copo pequeno de vinho branco; 2 colheres de extrato de tomate; Raspas e o suco de 1 limão; 2 punhados de rúcula, picada; Sal e pimenta do reino. Modo de fazer: Cozinhe o macarrão em uma panela grande de água fervente com sal. Enquanto isso, aqueça 3 colheres de azeite extravirgem numa frigideira grande e acrescente o alho, o sal e a pimenta do reino. À medida que o alho começa a dourar, adicione os camarões e refogue-os sem mexer muito. Adicione o pimentão vermelho. Adicione o vinho branco e o extrato de tomate e deixe ferver por alguns minutos. Quando a massa estiver pronta, escorra-o, reservando um pouco da água do cozimento. Misture o macarrão com o molho, o suco de limão e uma parte da rúcula. Adicione um pouco da água do cozimento se você quiser deixar o molho menos grosso e corrigir o tempero. Coloque o outro punhado de rúcula quando estiver quase desligando o fogo e misture. Divida entre 4 pratos e polvilhe com as raspas de limão.



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