Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


SMOESTE

Celebrações são retomadas na Matriz

Foto: Folha do Oeste

Neste mês de julho foram retomadas as celebrações na Paróquia São Miguel Arcanjo. Seguindo as orientações da Secretaria da Saúde do Estado e do município com relação aos cuidados com a pandemia do novo Coronavírus, essa retomada acontece de maneira gradual. De acordo com o padre Clair Lovera, durante este mês as celebrações em São Miguel do Oeste acontecem apenas na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, no centro da cidade.

As missas são realizadas nos sábados, às 17h30, e nos domingos de manhã, às 8h30. No momento não acontece a tradicional celebração do domingo à noite. Segundo o padre, ao final deste mês será avaliada a situação e dependendo das orientações oficiais e da evolução da pandemia, no mês de agosto as celebrações também passam a ser realizadas em outras localidades. No entanto, a situação será avaliada e qualquer decisão será comunicada para a população.

Entre as orientações para a comunidade sobre a retomada das celebrações, a Paróquia destaca que não podem participar pessoas de grupo de risco (hipertensos, diabéticos, pessoas com mais de 60 anos ou com doenças respiratórias). Para este público a orientação é que permaneçam em casa e acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação. Na porta da igreja, também há cartazes com as recomendações. O pedido é para que não aconteçam aglomerações junto às portas.

Para participar das celebrações, também é preciso utilizar máscara e passar álcool em gel nas mãos. Como as pessoas têm que ficar a 1,5 metro de distância e o limite de ocupação é de 30%, os bancos possuem fitas mostrando e isolando onde se pode ficar. Na Matriz, por enquanto, são permitidos apenas 170 participantes.

Pessoas da mesma família podem ficar juntas apenas nos bancos da frente ou nos últimos, atrás. Como o contato com materiais pode transmitir vírus, não há folhetos e nem livros de canto. Para a fila da comunhão, também há marcas de distanciamento no chão. Após a celebração, é feito o arejamento da igreja e os pontos de contato são cuidadosamente desinfetados. "Temos observado que as pessoas estão bem conscientes sobre os cuidados", afirma o padre.


selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina