Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


SUCESSO

Feira Itinerante ao alcance de todos em SMOeste

11 Fevereiro 2019 07:50:00

Foto: Folha do Oeste

Entre as iniciativas implantadas no último ano e que se tornaram um sucesso em São Miguel do Oeste, estão as Feiras Itinerantes. A iniciativa que oferta uma grande variedade de produtos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, grãos, panificados e processados, e artesanato, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Epagri.

Atualmente, a Feira Itinerante acontece nas praças centrais e em alguns bairros da cidade, mas, a ideia é que com o tempo, todos os moradores da cidade tenham acesso à Feira mais perto de suas casas. A informação é da extensionista social da Epagri, Leonilda Villani. Segundo ela, o projeto segue em pleno funcionamento, e as equipes da Secretaria de Agricultura e da Epagri estão trabalhando para que a Feira Itinerante se fortaleça cada vez mais.

As atividades acontecem todas as manhãs de sábado. O grupo de agricultores que está todos os sábados na Praça Belarmino Annoni, também está no primeiro sábado de cada mês no bairro Salete, no segundo sábado do mês estão no bairro Estrela, e no terceiro sábado do mês no bairro Agostini. Já o grupo de produtores que está todos os sábados na Praça Walnir Bottaro Daniel, também comercializa seus produtos no primeiro sábado de cada mês no bairro São Sebastião, no segundo sábado do mês no bairro São Jorge, no terceiro sábado estão no Sagrado Coração de Jesus, e o quarto sábado do mês no Jardim Peperi. A Feira acontece nos bairros das 8h às 11h30, e nas praças centrais das 8h às 12h30. Já a exposição de artesanato nas praças centrais acontece nas tardes de sábado e domingo.

Produtores interessados em expor seus produtos na Feira Itinerante, ainda podem se manifestar. Conforme Leonilda, a equipe da Epagri e Secretaria contam com uma ficha de inscrição, e as famílias que atenderem alguns requisitos solicitados, poderão fazer parte da Feira. "Quanto mais agricultores envolvidos melhor, pois queremos ampliar este projeto, e ofertar a Feira Itinerante em todos os bairros da cidade. A comercialização nas feiras é muito boa, então tem espaço para mais gente expor seus produtos. As famílias interessadas em participar, podem nos procurar que oferecemos orientação e auxílio", explica.

Para Leonilda, a avaliação das Feiras Itinerantes é muito positiva. "Ela é um jogo onde todos ganham. Os agricultores que conseguem comercializar seus produtos, e aumentar sua renda, e o consumidor que consegue comprar produtos fresquinhos, com características artesanais e produção limpa. Então é um benefício para toda a população, que consegue ter acesso a esses produtos através de uma relação de confiança, pois acaba conhecendo a pessoa que produz os alimentos ofertados", cita, apontando que essa é também uma forma de incentivar a alimentação saudável para a população.

 

SAIBA MAIS

A Feira Itinerante foi lançada no mês de junho em São Miguel do Oeste. A iniciativa que é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Epagri, também contou com o apoio do Lions Clube São Miguel do Oeste Lionesses, que fez a doação de uma estrutura.


Imagens

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina