Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


CONSCIENTIZAÇÃO

Inicia primeiro evento sobre autismo em SMOeste

12 Abril 2019 15:01:00

No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para dar mais visibilidade a este tema que é tão importante, é que um grande evento está sendo realizado hoje, dia 12 de abril, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. A ação especial de conscientização sobre o autismo é promovida pela A.d.A (Amigas dos Autistas) vai até às 19h.

O dia tem como objetivo promover informações a população de São Miguel do Oeste e região, sobre o autismo, além de promover a integração entre amigos, familiares, escolas, e a comunidade em geral. De acordo com uma das integrantes da A.d.A, Adriana Fassbinder Dessuy, este é o primeiro evento desenvolvido pelo grupo. "O evento será realizado em duas etapas. A primeira etapa acontecerá na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, no centro de São Miguel do Oeste, neste dia 12 de abril. Nesse primeiro momento teremos profissionais informando esclarecendo dúvidas a respeito do autismo, no que diz respeito à diagnóstico, tratamento, reabilitação e direitos legais", explica.

Nesta tarde, onde inúmeras crianças prestigiam o evento, há pipoca, algodão doce e pintura facial.

Na segunda etapa, que será realizada no dia 13 de abril, acontece uma sessão de cinema especial para os autistas e seus acompanhantes. Os ingressos do cinema deverão ser retirados nesta sexta-feira à tarde, com as organizadoras do evento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 12 de abril (das 14h às 19h) 

- Estação psicologia

- Estação pedagogia/psicopedagogia

- Estação fisioterapia/terapia ocupacional e fonoaudiologia

- Estação médica

- Estação jurídica (Conheça seus direitos)

- Estação visão (Acuidade visual e teste de daltonismo)

Dia 13 de abril (14h) 

- Sessão de cinema especial para autista e seu acompanhante


O que é o autismo?

É um transtorno do desenvolvimento que se manifesta normalmente nos primeiros três anos de vida da criança, das mais variadas formas, definido por suas manifestações comportamentais com diversas causas. É um conjunto de sinais e de sintomas, composto basicamente de duas manifestações principais: dificuldade de interação social, comunicação e presença de comportamentos restritivos, estereotipados e repetitivos.


O que causa o autismo? 

A causa exata do autismo ainda está sendo investigada. No entanto, pesquisas sugerem que uma combinação de fatores genéticos e ambientais pode ser responsável por alterações no desenvolvimento do cérebro. 


Diagnóstico 

O diagnóstico de autismo é a identificação formal dessa condição feito por profissionais da saúde, especialmente por um neuropediatra ou psiquiatra, podendo ser observado no âmbito escolar, familiar e clínica. É uma abordagem observacional. Não existem testes para fazer o diagnóstico. 


Tratamento

O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar especializada: psicopedagogia clínica e atendimento neuropsicopedagógico, psicoterapia, fisioterapia, neuropediátrica, fonoterapia, musicoterapia, terapia educacional e atendimento médico. 






Imagens

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina