Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


SMOESTE

João Valar receberá título de Cidadão Honorário

06 Dezembro 2018 07:43:00

Foto: Divulgação

A Câmara de São Miguel do Oeste concederá, na próxima semana, o título de Cidadão Honorário do Município de São Miguel do Oeste ao ex-prefeito João Carlos Valar. O projeto de resolução concedendo o título foi aprovado pelos vereadores na sessão de terça-feira, dia 4. A proposição é dos vereadores do MDB: Cláudio Barp, Cássio da Silva, Gilberto Berté e Silvia Kuhn. A entrega do título ocorrerá durante a sessão ordinária da próxima terça-feira, dia 11, às 20h.

João Valar nasceu em 8 de janeiro de 1954 em Mussum, no Rio Grande do Sul, em uma família de oito irmãos. Em busca de melhores condições de vida, a família veio para São Miguel do Oeste em 1968 e passou a residir no Bairro São Gotardo. Nos primeiros anos João ajudava na lavoura e entregava leite, e mais tarde começou a ajudar o irmão Darci no recolhimento de suínos e grãos, e no setor de secagem e limpeza de grãos. Em 1975, a convite do irmão Jacinto, foi trabalhar na empresa Valar e Cia Ltda como entregador e vendedor.

Em janeiro de 1980, João Valar casou-se com Alaides Valar, com quem tem três filhos: Maísa, Marina e Vitor. João permaneceu na empresa até 1987, quando resolveu abrir sua própria empresa juntamente com a esposa. A família iniciou a empresa Valar Alimentos Ltda em uma peça de 15 metros quadrados na Rua Sete de Setembro. Trinta anos depois, a empresa produz mais de 100 produtos com marca própria, produção automatizada e atende as regiões do Oeste Catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul.


VIDA POLÍTICA

João Carlos Valar participava ativamente da comunidade do Bairro São Gotardo e, a convite de lideranças, em 1988 candidatou-se a vereador, elegendo-se com 440 votos. Na eleição seguinte concorreu para um segundo mandato, reelegendo-se com 572 votos. Em seu período como vereador, Valar ajudou a elaborar a Lei Orgânica do Município.

Após os dois mandatos, João Valar voltou a trabalhar na empresa Valar Alimentos, por quatro anos. Em 2000, pesquisas realizadas no município indicavam que Valar seria um potencial candidato a prefeito. Candidatou-se e foi eleito prefeito com 9.885 votos, tendo como vice Anacleto Ortigara. Valar reelegeu-se em 2005 com 8.607 votos, tendo como vice Moacir Martello. Valar concorreu novamente em 2012 e elegeu-se para o terceiro mandato de prefeito, fato inédito no município. João Valar e o vice Wilson Trevisan alcançaram 13.399 votos.


selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina