Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


FEBRE AMARELA

Macacos estavam infectados com a doença

Foto: Divulgação

O setor de epidemiologia de Palma Sola recebeu o resultado dos exames de dois macacos encontrados mortos no início do mês de fevereiro, na comunidade de linha São João. Segundo os laudos, os animais estavam infectados pela Febre Amarela.

De acordo com a responsável pelo setor epidemiológico, Edite Cirino, desde que os macacos foram encontrados a equipe da saúde já trabalhou como se o resultado fosse positivo. Foram realizadas diversas ações, como: reforçadas visitas domiciliares das Agentes de Saúde e vacinados palmassolenses que ainda não estavam imunizados.

"Orientamos toda população sobre a vacinação e cuidados que devem ser tomados. Agora com o exame positivo, tivemos a comprovação de que o vírus silvestre está circulando em nosso município", enfatiza a enfermeira. Edite salienta que todas as ações foram feitas no momento que os animais foram encontrados, agora o município intensificará ainda mais a conscientização da população para a vacinação.

O município só teve conhecimento da circulação do vírus graças aos macacos. "Enfatizamos que os animais não são os vilões, eles nos avisam que o vírus está por perto. Graças a estes macacos é que pudemos descobrir que temos a febre amarela em Palma Sola. Assim, conseguimos intensificar as medidas de proteção e conscientização", afirma a enfermeira.


O que fazer ao encontrar macaco morto?

O macaco não transmite o vírus, ele é apenas um hospedeiro que pode sinalizar a circulação em determinada região. A orientação quanto ao encaminhamento de macacos mortos ou doentes com sinais e sintomas de alguma doença é que sejam avisadas as autoridades de saúde.

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina