Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


DESCANSO

Nova forma de agendamento de consultas

Foto: Ascom

A Secretaria de Saúde implantou neste ano o sistema e-SUS do Ministério da Saúde a fim de ampliar o acesso da população e atingir metas já estabelecidas. O sistema é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional e oferecer um sistema unificado e mais eficiente para o controle de informações sobre cada paciente.

"O Ministério mudou o financiamento da atenção primária à saúde no país todo, a proposta é que os repasses dos recursos aos municípios levem em conta, por exemplo, o número de pacientes cadastrados nas equipes, o desempenho delas a partir de indicadores como qualidade do pré-natal, controle de diabetes e hipertensão, entre outros. Com isso, temos que abastecer o sistema com as informações de cada paciente para assegurar os recursos e garantir o atendimento para toda a população", explica o secretário de Saúde, Cleber Rech.

Conforme Rech, todos os cidadãos do município terão que ser recadastrados no novo sistema. "O recadastramento será realizado pelos agentes comunitários de saúde em suas visitas mensais. Mas caso o paciente vá até à Unidade Básica de Saúde e ainda não tenha sido cadastrado, pedimos que leve seus documentos pessoais e o cartão SUS. No início teremos alguns transtornos, mas tudo o que está sendo feito é para melhorar a saúde no município", comunica. Ainda segundo Rech, no dia 18 deste mês, as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas no período matutino para nova capacitação dos profissionais da saúde.

Agendamentos

Conforme o médico, Josemir Werlang, no início de fevereiro a Secretaria passou a realizar os agendamentos das consultas com os clínicos gerais no início de cada mês. "A cada mês abrimos para o agendamento do mês corrente, ou seja, para março os agendamentos serão feitos no início do mês de março e assim consequentemente", comenta.Ainda de acordo com o médico, o objetivo é a organização da equipe e do tempo de espera por atendimento. "Limitamos o agendamento de cada mês para que o tempo espera, por parte dos pacientes, não seja tão longo e com isso diminua o índice de ausência, além disso, podemos garantir maior qualidade no atendimento", esclarece.

De acordo com Rech, a agenda para o mês de fevereiro abriu no dia 03 e lotou rapidamente. "Ficamos um tanto surpresos, pois abrimos a agenda às 7h30 e após 5 horas a agenda já estava lotada. Nesse sentido, pedimos a colaboração da população para que compareça a consulta para não tirar a vaga de outra pessoa. Além disso, para quem se sentir mal e precisar de atendimento, mas não tem agendamento, pode passar na unidade que será atendido pela equipe de saúde", fala. A agenda será aberta no primeiro dia útil de cada mês, sendo assim, a próxima abrirá no dia 2 de março.

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina