Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


FEBRE AMARELA

População precisa ser vacinada contra a doença

11 Fevereiro 2019 08:27:00

Foto: Folha do Oeste

Preocupadas com a aproximação do vírus da febre amarela, as equipes de Saúde de São Miguel do Oeste e região, reforçam a importância da população garantir a imunização contra a doença. De acordo com a coordenadora do Setor de Vacinas de SMOeste, Débora Casagrande, todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos devem receber a vacina contra a febre amarela. "É uma vacina de rotina, mas pedimos a atenção da população, para quem não recebeu essa imunização, está em dúvida ou perdeu o comprovante, que procure a equipe de Saúde na Sala de Vacinas", destaca.

Débora informa ainda que a vacinação contra a febre amarela é ofertada todas as terças-feiras, das 7h às 17h30 na Sala de Vacinas, localizada nas proximidades da Praça Belarmino Annoni, no Centro de SMOeste. Outra orientação é para que no momento da imunização as pessoas apresentem a Caderneta de Vacinação e o Cartão SUS. "Toda a população deve receber uma dose da vacina contra a febre amarela. Esta é uma medida fundamental de prevenção contra essa doença que pode evoluir para óbito se não tratada rapidamente", destaca.

ALERTA

Nos últimos dias, a equipe da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, emitiu uma nota de alerta reforçando o pedido para que as equipes regionais e municipais de saúde intensifiquem as ações de vigilância da doença e para que todos os moradores de Santa Catarina, com idade superior a nove meses de idade, procurem um posto de saúde e tomem a vacina contra a febre amarela. Idosos com mais de 60 anos devem procurar orientação médica.

No final do mês de janeiro, a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná confirmou o primeiro caso de febre amarela no Estado. Um jovem, de 21 anos, que não havia tomado a vacina, contraiu a doença. Antes disso, o estado já havia notificado a morte de dois macacos pelo vírus da febre amarela. De acordo com o gerente de zoonoses da Dive/SC, João Fuck, isso quer dizer que o vírus está circulando no Paraná e pode chegar até Santa Catarina.

Após recomendação do Ministério da Saúde, todo o estado de Santa Catarina tornou-se Área com Recomendação de Vacinação para febre amarela. Com essa ampliação, os moradores dos 295 municípios catarinenses precisam estar imunizados contra a doença.


selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina