Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


FIQUE ATENTO!

Revisão eleitoral inicia na região Extremo Oeste

04 Fevereiro 2019 10:15:00

Foto: Folha do Oeste

Se você reside nas cidades de Barra Bonita, Paraíso, Guaraciaba e Belmonte, fique atento, pois o período para que os eleitores façam a revisão eleitoral já começou!

Os eleitores destas respectivas cidades devem se dirigir ao Cartório Eleitoral da 45ª Zona Eleitoral, situada na rua Marquês do Herval, em anexo ao prédio do Cine Peperi, no centro de São Miguel do Oeste. A informação é do chefe de Cartório da 45ª ZE, Ângelo Eidt Pasquali. "Os eleitores podem fazer a sua revisão de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 19h. O prazo para que os eleitores possam fazer a sua revisão eleitoral começou no dia 28 deste mês e segue até o dia 28 de junho", informa. 

O chefe de Cartório declara que caso o eleitor não faça a revisão eleitoral terá o título de eleitor cancelado. "Com o título cancelado, você não obtém a quitação eleitoral, que é necessária para a emissão de passaporte, matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participação em concursos públicos e para receber até mesmo alguns benefícios sociais, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral", detalha. 

É no momento da revisão eleitoral, que o eleitor também já pode fazer o seu cadastramento biométrico. "Essa revisão já ocorre juntamente com o cadastro biométrico. A biometria não é apenas para garantir que o voto seja exercido pelo cidadão que é realmente o portador do título eleitoral, mas ela também vai servir para uma grande base de dados com fotografias, digitais, assinatura eletrônica, que irá formar o Documento Nacional de Identificação, que é um pleito da maioria dos brasileiros. A maioria queria que os documentos fossem concentrados ou digitais, então essa base de dados vai permitir a produção desse documento", comenta. 

Para quem vai fazer a revisão eleitoral, Ângelo informa que será necessário apresentar alguns documentos, são eles um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido nos últimos três meses. "Esse comprovante de residência é bem amplo. Nós aceitamos a matrícula do filho na escola, contas de água, luz, telefone, conta no banco se for referente a cidade que reside, bloco de produtor rural. Os documentos não podem ser de terceiros, a gente admite documentos apenas em nome do pai, mãe ou filho, mas tem que ter algum vínculo familiar", explica. 

O eleitor que quiser ter mais conforto, pode agendar o horário da revisão eleitoral pode ser feito por meio do site: www.tre-sc.jus.br. O chefe do Cartório explica que no momento, a revisão pode ser feita sem o agendamento prévio, uma vez que ainda há poucas filas. 

Mesmo com um fluxo menor, Ângelo salienta que é importante que as pessoas busquem fazer a revisão com antecedência. 

DEMAIS MUNICÍPIOS 

O chefe de Cartório alerta que a revisão também vale para os municípios de Bandeirante e Santa Helena, mas o cartório eleitoral, conseguiu junto ao Tribunal Regional Eleitoral, que as revisões fossem feitas nas respectivas cidades. "Entramos em contato com as duas prefeituras e já recebemos a confirmação dos prefeitos. A revisão no município de Bandeirante se inicia no dia 11 de março e vai até dia 10 de maio e vai ocorrer na Biblioteca municipal. Em Santa Helena se inicia no dia 10 de junho e vai até o dia 09 de agosto com local ainda a ser definido. Os eleitores destes dois locais já podem fazer a revisão no Cartório Eleitoral ou também podem aguardar o prazo definido e realizar a revisão em seus municípios", conclui. 


selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina