Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


CADERNO

Descubra quais fatores influenciam no valor de um imóvel

Folha do Oeste

Os fatores que valorizam e desvalorizam um imóvel se baseiam em: custo, qualidade e utilidade. É preciso analisar o conjunto não só pelos aspectos objetivos, mas principalmente sob o ponto de vista social e econômico do público ao qual se destina cada imóvel. A.jpg

O quesito localização tem sido tratado como primordial, pois serve para delimitar a região de interesse para aquisição do imóvel, sendo fator determinante na escolha. Leva-se em conta a infraestrutura da região, vizinhança, trânsito, vias de acesso, segurança e possibilidades de futuras reformas ou ampliações. Os imóveis situados em uma área onde há farmácias, bancos e supermercados acessíveis levam vantagem. Sendo assim, um apartamento localizado em uma região completa, que contemple todas essas facilidades, terá um valor maior do que em uma região mais afastada. 

Também é preciso verificar a questão de possíveis inundações, vizinhos na frente, fundos e na lateral, sem falar da altura, aeração, ventilação, insolação, fatores de insalubridade, e vista que se tem dos cômodos, se for uma área já construída. 
Outras preocupações são a posição em relação ao sol nascente (para melhores condições de salubridade), a procura maior por apartamentos situados nos andares mais altos (pela vista), as lojas com frente para a via pública (pela movimentação) e os imóveis que possuem vista definitiva e atraente.

Imóveis nos andares mais altos costumam ser mais procurados e custar mais do que as unidades inferiores. Além da vista, a menor quantidade de ruídos vindos da rua faz com que os andares superiores sejam os preferidos dos moradores.

No que tange aos aspectos gerais do imóvel, a área é o fator determinante, cujo valor deverá ser sempre compatível com as necessidades do adquirente, devendo também ser considerada a divisão interna e adequação ao uso que se pretende dar ao prédio. Os materiais utilizados na estrutura devem ser avaliados quanto à sua durabilidade, facilidade de manutenção e de ampliacão futura. Os acabamentos devem ser duráveis, fáceis de limpar e de serem reparados. Um imóvel que utiliza uma cerâmica caríssima e feita sob encomenda certamente será mais caro de ser consertado do que um que utiliza pedras naturais encontráveis em qualquer loja especializada ou cerâmicas encontradas no comércio de azulejos antigos. 

As vagas de garagem eram consideradas dispensáveis em meados do século passado, mas hoje qualquer classe social precisa de espaços para deixar seus veículos, haja vista que se tornaram condição básica para um mínimo de conforto e condições de trabalho.  Um empreendimento sem estacionamento torna-se bastante desvalorizado no mercado, enquanto um que oferece mais de uma vaga tem mais destaque.

Ter à disposição diversos itens de lazer sem sair do condomínio também é um fator importante no valor final do imóvel. Piscinas, churrasqueiras, salão de festas e quadras valorizam o empreendimento e oferecem muitos benefícios para os moradores. Além de mais lazer e conforto, no final acabam gerando economia, já que, por exemplo, o morador pode realizar uma festa no próprio salão, sem ter que pagar pelo aluguel de outro local.

 

VEJA ALGUNS CUIDADOS ESSENCIAIS NA HORA DE COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL

asss.jpg

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia

LEIA TAMBÉM

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina